Fatos Históricos do dia 27 de fevereiro - Celebrações Reflexivas


Em 27 de fevereiro de 1825 - A Santa Sé reconhece o Brasil como Estado soberano
República Dominicana

Em 27 de fevereiro de 1844 - Independência da República Dominicana
Guerra dos Boeres
Em 27 de fevereiro de 1881 - Um regimento de 75 Boeres venceu um destacamento de 700 ingleses, em Majuba Hill, com um morto e cinco ferido, e Transval readquiriu a independência. Foi de início uma independência parcial, mediante a Convenção de Pretória de 1881 e seguidamente independência total, com a Convenção de Londres de 1884.
Em 27 de fevereiro de 1917 - Vitória da Revolução democrática burguesa da Rússia.

Incendio de Reinstag

Em 27 de fevereiro de 1933 - Incendio da resistag em Berlim, os nazistas incendeiam o parlamento e tenta culpar o extinto Partido Comunista da Alemanha.
Em 27 de fevereiro de 1937 - A imprensa internacional fala de 17 mil extremista presos no Brasil e dá destaque aos protestos de presos políticos.
Luis Carlos Prestes
Em 27 de fevereiro de 1940 - Luis Carlos Prestes, na prisão escreve a sua mãe como iniciou fazer em tdas as terças - feiras e pergunta por Olga, sobre a saúde da avó da mãe, da irma que ele trata com carinho de Lyginha e pede para que a irmã beije Anita Leocardia que ele carinhosamente chamava de "pequerrucha" e  terina a carta assim com os mais ardentes votos pela saúde da mãe de todos deste seu filho que te quer bem.



Em 27 de fevereiro de 1946 - Nasce Rosa Marya Colin, atriz e cantora brasileira natural de Machado.

Em 27 de fevereiro de 1971 - nasce Monica Salmazo cantora brasileira



Lauriberto José Reys
Alexander Jose Ibsen Voeroes
Em 27 de fevereiro de 1972 em São Paulo na Rua serra de Botucatu, bairro do Tatuape, os revolucionários Lauriberto José Reys e Alexander Ibsen Pinheiro foram emboscados pelo CODI/DOI e acabaram mortos atingidos por tiros de fuzis FAL manejados por policiais que postaram dos dois lados da rua atrás de um muro, na oportunidade também esses policiais mataram um funcionário aposentado da Prefeitura Municipal chamado Napoleão Felipe Biscardi que passava do outro lado da rua.
Lauriberto era Membro da Ação Libertadora - ALN e anteriormente militou no Movimento de Libertação Popular a Molipo, foi estudante da Escola Politecnica da Universidade de São Paulo - USP e membro da Comissão executiva da União Nacional dos Estudantes - UNE e havia sido preso no Congresso da Une de 1968, o autor da rajada que matou Lauriberto foi o torturador Dirceu conhecido também por J.C.
Alexander José era chileno de nascimento integrante da Ação Libertadora Nacional - ALN e mais tarde da Molipo, estudante secundarista do Colégio de Aplicação, vinha sendo perseguido desde 1970.. Essa operação do CODI/DOI foi chefiada pelo torturador conhecido por Dr. José um assassino de sangue frio.

Em 27 de fevereiro de 1978 - A presidência, a Assembleia e o governo da República Portuguesa repudiam o pedido do dirigente líbio Muammar Al Gaddafi para a Independência da Ilha da Madeira, considerada pela Organização da Unidade Africana como pertencente à África.



José Benedito Corria Leite

Em 27 de fevereiro de 1989 - Faleceu em São Paulo José Benedito Correia Leite militante negro ativista na imprensa negra fundador dos jornais "O Clarim" e a Chibata 1989 entre outros.
Paul Sweezy

Em 27 de fevereiro de 2004 - Faleceu Paul Sweezy marxista norte-americano fundador da Revista Montly Review no seu primeiro número trouxe o artigo de Albert Einstein "Porque o Socialismo".


Em 27 de fevereiro de 2007 - falece  Bobby Rosengarden, baterista, percussionista estadunidense natural de Elgin em Illinois.
Em 27 de fevereiro de 2010 - falece Valter Alfaiate, sambista e compositor brasileiro



Moacir Scliar

Em 27 de fevereiro de 2011 - Falece Moacir Scliar escritor gaúcho da Academia Brasileira de Letras.
Em 28 de fevereiro de 2014 - Falece Huber Matos o comandante da Revolução Cubano, que acabou também lider da oposição e acabou morrendo de um ataque do miocardio em Miami aos 94 anos. Foi considerado traidor e fundou  uma Associação Anti-Castrista.
Em 27 de fevereiro de 2015 - O adolescente Chauan Cesário um afrodescendente foi assassinado pela Policia Militar do Rio de Janeiro, quando os PM fazia uma operação na favela Palmeirinha na zona Norte do Rio. Os PM mentiram desvergonhosamente ao dizer que o jovem atirou primeiro, e eles fizeram dez disparos e inclusive atingiu outro menino de 19 anos. E a mentira pode ser vista pelo celular do próprio do próprio morto que gravou sua execução.

Comentários