Fatos Históricos do dia 20 de maio - Celebrações Reflexivas


Independência de Cuba
Em 20 de maio de 1902 - Foi proclamada a Independência de Cuba
Em 20 de maio de 1907 - Encerramento da greve geral de São Paulo, pedreiros e carpinteiros conseguem uma jornada de 8 horas. Os demais categoria conseguiram 9:30h ao invés de 11 horas como era comum no Brasil.

Em 20 de maio de 1913 - Por iniciativa da Confederação Operária Brasileira, aconteceu o Comício e Assembleia de trabalhadores , nas cidades  Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, alem de discussão feita nos Estados, Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, em que foi discutido, as péssimas condições de trabalho no Brasil e a formulação da Lei de expulsão dos estrangeiros.Destas assembleias houve delegados para Portugal, Espanha e Itália, principais fontes de imigração para o Brasil, para narrar de viva voz o que se passava por aqui em relação ao respeito as liberdades democráticas, muito diferente do que o governo apregoava na Europa.
Cher

Em 20 de maio de 1946 - nasceu a cantora, atriz e ativista norte americana Cher, como é conhecida Cherylin Sarkisan. Reconhecida pela difusão da autonomia feminina e a auto reinvenção da indústria do entrentendimento.
atriz Lucélia Santos

Em 20 de maio de 1957 - Nasceu a atriz brasileira Lucélia Santos.
Em 20 de maio de 1971 - Foi assassinado Aluisio Palhano, militante da Vanguarda Popular Revolucioária - VPR, preso pelo CODI/DOI-SP, graças ao trabalho do cabo do Batalhão de Fuzileiro naais José Alselmo, que sempre esteve ao dispor da repressão. Aluisio morreu após receber inúmeras torturas.
Silas de Oliveira

Em 20 de maio de 1972 - Faleceu Silas de Oliveira, numa roda de Samba no Club ASA em Botafogo no Rio de janeiro. Aturava nos movimentos de esquerda e já fizeste muitos sambas para as agremiações do Rio  de Janeiro


Em 20 de maio de 1973 - nasce Elsa Lunghini, cantora e atriz francesa


Em 20 de maio de 1975 - Foi sequestrado e posteriormente assassinado pela repressão no Brasil, Atair Veloso, membro do Comitê Central do PCB.
Cauã Reymond
Em 20 de maio de 1980 - Nasceu o ator e modelo brasileiro Cauã Reymond Marques, natural do Rio de Janeiro, descendentes de indígenas, português, e suiços, morou em Milão Paris e Nova York, onde estudou no Actos Studios com Susan Balson. Foi também estudante de psicologia.

Em 20 de maio de 1996 - Reiniciam, em Luanda as conversações entre delegações militares do governo de Angola e da rebelião, para a abordagem sobretudo do regresso dos generais ao exército  único (FAA)

Em 20 de maio de 1998 - Falece Francisco de Assis Araujo, o indígena Chicão da Tribo Xukuru, líder indígena assassinado em Pesqueira -PE,  por um sujeito que conversou com ele antes de assassinar, suspeito de ser latifundiário ou posseiro as lutas sociais da comunidade indígena.


Pedro Pomar
Em 20 de maio de 2013 - A Câmara Municipais de São Paulo, presta homenagem para o centenário
comunista e membro do PC-do-B, Pedro Pomar.
Foi morto covardemente pela repressão , na famosa chacina da Lapa.
A iniciativa de homenagear  foi do vereador paulistano Orlando Silva.

Venezuela e Palestina assinam acordos e reiteram solidariedade
Fonte de informações: Pravda.ru

Venezuela e Palestina assinam acordos e reiteram solidariedade. 20330.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro prometeu enviar petróleo e diesel à Palestina como parte dos acordos assinados com o presidente Mahmoud Abbas, que visita a Caracas.

A Venezuela possui a maior reserva petrolífera do mundo e deve enviar, inicialmente, 240 mil barris à Palestina.

No sábado (17), os presidentes também assinaram um documento para evitar a dupla taxação nas trocas comerciais. Abbas iniciou a visita de três dias ao país latino-americano nesta sexta-feira (16)."Agradecemos a Venezuela por apoiar a Palestina," disse o presidente Abbas, citado pela agência palestina de notícias Ma'an, "por quebrar o monopólio de Israel sobre a nossa economia, por sua resposta às nossas necessidades, por sua disposição para ajudar o povo palestino em sua longa luta."Durante a reunião, o presidente venezuelano também concordou em apoiar o esforço da Autoridade Palestina por conseguir o estatuto de observador em três organizações regionais da América Latina: a União de Nações Sul-americanas (Unasul), a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

A Palestina também tem acordos comerciais com o Mercosul desde 2012."O povo palestino tem o direito de manter relações comerciais com o mundo, também," disse Maduro. Diante da firme oposição israelense, os palestinos conquistaram o estatuto de Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2012, abrindo o caminho para a adoção de diversos acordos internacionais. Durante a sua terceira viagem à Venezuela em cinco anos, Abbas visitou o túmulo do líder bolivariano Hugo Chávez. O presidente palestino chegou a Caracas depois de reunir-se com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em Londres, na quarta-feira (14), para discutir as condições de retomada das negociações com Israel, encerradas em 29 de abril, após nove meses de reuniões infrutíferas e do aumento da ocupação israelense sobre os territórios palestinos. De acordo com a embaixadora palestina na Venezuela,

Linda Sobeh Ali, citada pela Agence France-Presse (AFP), a questão também foi debatida por Abbas com o presidente Maduro.Os presidentes assinaram dois acordos de cooperação na questão energética e na barreira à taxação dupla. No primeiro, a Venezuela comprometeu-se a cobrir parcialmente as necessidades da Palestina por diesel durante os próximos cinco anos, vendendo o produto ao país com preços preferenciais. Além do envolvimento da Palestina nas três organizações regionais, Maduro também disse que a Venezuela apoia a sua adesão à aliança Petrocaribe, cujos 18 Estados membros já se beneficiam do petróleo venezuelano a preços preferenciais, com base na solidariedade e na cooperação energética."A Venezuela honrará a sua promessa de oferecer tudo o que for necessário para ajudar a acabar com a injustiça que tem afligido o povo palestino, assim como ajudar a acabar com a ocupação sobre a sua terra e a estabelecer o seu Estado independente," disse Maduro.

Os presidentes trocaram honras e Abbas também deu à filha de Maduro, Maria, a Estrela da Palestina, em reconhecimento das "posições resolutas" do presidente venezuelano ao "mobilizar apoio regional e internacional para apoiar a causa palestina" Com informações das agências palestinas de notícias,

Em 20 de maio de 2014 - Acordo de solidariedade entre Palestina e Venezuela.

Comentários