Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos do dia 30 de abril - Celebrações Reflexivas

Fatos Históricos Importantes do dia 30 de abril

Floriano Peixoto

Em 30 de abril de 1839 - Nasceu o presidente brasileiro Marechal Floriano Peixoto (falecido em 1895)
Em 30 de abril de 1865 - Nasceu Max Nettau - historiador anarquista alemão (falecido em 1944).
Dorival Caymmi

Em 30 de abril de 1914 - Nasceu o cantor e compositor  brasileiro Dorival Caymmi, natural de Salvador.
Em 30 de abril de 1943 - Nasceu Frederick Chiluba, sindicalista e ex-presidente da Zâmbia

Em 30 de abril de 1945 - Sob a influência do PCB é criado no Brasil o MUT -Movimento Unificador dos Trabalhadores.
Em 30 de abril de 1945 - Adolfo Hitler e Eva Braun, suicidam-se.

Em 30 de abril de 1948 - Criação da OEA com a assinatura da Carta da Organização dos Estados Americanos, em Bagdá.
Em 30 de abril de 1948 - A Igreja Católica passou a centrar forças contra os comunistas, pois muitos sacerdotes  catolicos desejavam ter diretrizes realistas pra seguir em relação ao comunistas praticantes, quando o episcopado pediu ao ministro do interior , Scelba que pusesse os comunistas fora da lei dissolvendo suas organizações, dizendo ser inimigos de Deus. E outras séries de bobagens e besteira que a Igreja Católica proporcionou na sua história em relação a quem defendesse os trabalhadores politicamente.
Fim da Guerra do Vietnã

Em 30 de abril de 1975 - Fim da Guerra do Vietnã com a ocupação de Saigon pelo vietcong e exército norte-vietnamita. Triunfo do povo e da estratégia do Partido Comunista do Vietnamista.
Álvaro Cunhal

Em 30 de abril de 1976 - Álvaro Cunhal do Partido Comunista Português, regressou a Lisboa-PT, onde foi recebido por milhares de pessoas.
mães da Praça de Maio

Em 30 de abril de 1977 - As mães da Praça de Maio, iniciaram sua primeira marcha frente a Casa Rosada. Elas se perguntam cade meus filhos? Que o estado soube liquidá-lo.
Em 30 de abril de 1981 - Aconteceu um atentado frustrado, organizado pelo Estado Brasileiro, contra o Pavilhão do Rio Centro, onde era realizado um show em homenagem ao dia do trabalhador.
RESOLUÇÃO SE N° 95, DE 30 DE ABRIL DE 1986
Dispõe sobre a instituição, na rede estadual de ensino, do Dia de debate e de denúncia contra o racismo
O Secretário da Educação,
a) considerando a importância social de se formular uma política educacional para a erradicação do preconceito racial contra o negro, a partir da revisão da história afro-brasileira;
b) considerando a importância cultural, política e social de se recuperar a data do dia 13 de maio – "Dia da Abolição da Escravatura", como uma oportunidade de resgate da identidade cultural do afro-brasileiro;
c) considerando a necessidade de incorporar nas atividades da SE os anseios da comunidade negra e as sugestões do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra:
d) considerando a orientação do MEC no projeto "Educação para todos", no sentido da erradicação do preconceito racial;
e) considerando o propósito da Secretaria de Estado da Educação de suscitar o debate e a reflexão na rede estadual de ensino, sobre todas as formas de discriminação;
f) considerando a importância da continuidade dos debates realizados em 18-9-85, sobre Educação e Constituinte.
Resolve:
Artigo 1° - Instituir na rede estadual de ensino, o dia 13 de maio "Dia da Abolição da Escravatura" como o "Dia de debate e de denúncia contra o racismo".
Artigo 2° - No período de 12 de maio a 6 de junho, as escolas deverão promover, em um ou mais dias, atividades letivas a respeito do papel do negro na formação da sociedade brasileira, e do papel da escola na luta pela eliminação do preconceito racial contra o negro, dentro do tema Negro-Educação-Constituinte.
Artigo 3° - Após a discussão do tema mencionado no artigo 2°, deverá ser elaborado, pelas UEs, relatório que explicite as principais conclusões e atividades desenvolvidas. O relatório tem por finalidade subsidiar a formulação de uma Política Educacional que contribua para a erradicação do preconceito racial contra o negro.
§ 1° - As UEs deverão encaminhar os relatórios às respectivas DEs até o dia 16-6.
§ 2° - As DEs, depois de tomarem conhecimento dos relatórios elaborados pelas UEs, deverão encaminhá-los às DREs até o dia 23-6.
§ 3° - As DREs deverão remeter o conjunto de relatórios das UEs às respectivas Coordenadorias de Ensino até o dia 30-6.
§ 4° - Após o recebimento pelas Coordenadorias de Ensino, a SE, através da ATPCE em conjunto com a Assessoria para Assuntos Educacionais dos Afro-Brasileiros analisará o material recebido e elaborará documento final, que será devidamente divulgado.
Artigo 4° - As instâncias administrativas (DEs, DREs e Órgãos Centrais) deverão promover atividades visando proporcionar, aos seus técnicos e funcionários, debates e discussões sobre o tema proposto, de forma a capacitá-los a subsidiar as UEs.
Artigo 5° - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Em 30 de abril de 1986 - A Secretaria do Estado da Educação de  São Paulo, publicou a resolução n.95 que dispõe ao resgaste histórico do dia 13 de maio - dia da Libertação dos Escravos no Brasil.

Maria Clara Machado





Em 30 de abril de 2001 - O Brasil ficou triste, faleceu a dramaturga Maria Clara Machado de tantas peças teatrais infantis.


Em 30 de abril de 1982 nasce Lloyd Banks rapper estadunidense

Em 30 de abril de 1983- falece McKinley Margonfield  músico  guitarrista de jazz

Em 30 de abril de 2004 - A ONU Organização das Nações Unidas, cria a Minustah - Missão das Nações Unidas para estabilizar o Haiti. E o Brasil manda soldados para lá.


Comentários