Crônica - Os vampiros brasileiros e suas falas - Manoel Messias Pereira

Os vampiros brasileiros e suas falas

Hoje o Brasil, respira, fala, discute, o golpe de 2016, que foi gestado,por interesses escusos aos valores éticos e morais a soberania nacional, houve trocas de favores entre o vice-presidente e deputados e senadores e por fim veio o impeachment da Presidente Dilma Rousseff, com a acusação de pedaladas fiscais. Porém a Perícia do Senado afirma que Dilma não cometeu as pedaladas fiscais. A líder no Senado do PMDB, Rose de Freitas afirma que a questão é a crise politica e não as pedaladas. Recentemente um filme Brasileiro contando todos os episódios de nossa política no exterior ganha o Premio Internacional de Documentário na Suíça, antes disto em maio de 2016 o impeachment serviu num protesto no Festival de Cannes, o que deixa evidente o golpe aplicado na presidente legitimamente eleita.

E como parte do golpe de Estado, porém um golpe engendrado, por operadores dos Poderes Legislativo, com o Vice de Dilma, que ocupa de maneira golpista, assumiu o Executivo brasileiro, usando de arguições de que foi necessário dar o golpe e fazer as Reformas Trabalhistas e Previdenciárias, para os golpistas imprescindíveis. Enquanto para os trabalhadores sabemos a aplicação destes atos, somam um desrespeitos aos direitos antes conquistados. E essas fragilidades do mundo do trabalho foi seguida de resistência da classe trabalhadora, que até o momento soube protestar. E como parte do Golpe o Poder Judiciário, com alguns juízes lúcidos, mas outros tantos, trabalhado para realmente tirar do poder a classe trabalhadora.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, foi acusado de receber um Triplex, que não está no nome dele, que faz parte de uma empresa OAS empreendimentos que inclusive a juíza Luciana Correa Torres de Oliveira determinou o imóvel em nome da OAS em favor de empresário brasiliense. O que contradiz o juíz Sergio Moro, que dizia que este imóvel deveria ser confiscado ser feito um leilão para pagar o Condomínio e o IPTU atrasado.

Sergio Moro não é nenhum maluco mas um ser instruído nos Estados Unidos da América , onde é acostumado a ser chamado para palestra sobre a Lava Jato. Há em vários momentos a imprensa nacional traz que Sergio Mouro tens ligação com os serviços secretos estadunidense. Já li este tipo de informação no GGN na coluna de Luís Nassiff, no Brasil de fato, e em julho de 2016 a filosofa Marilena Chauí, disse que ele fora treinado nos Estados Unidos atendendo aos interesses estadunidense, na condução da Lava Jato. No vídeo publicado no Nocaute TV, houve um estímulo de historiadores, cientistas sociais e políticos e juristas brasileiros e há um documento vazado do wikileaks  do dia 30 de outubro de 2009 que respalda essas informações. Há ainda citação de uma conferência o Rio de Janeiro como parte do programa Bridge Projetc que é vinculado ao Estado Unidos na qual a sua colaboração sua de maneira suspeita.

E diante deste cenário de incertezas temos a fala do presidente que parece que fala ao espelho sem sequer ver sua imagem. Ou melhor como os vampiros. E a imagem que temos de Drácula, assemelha ao imagem Temer, assim como vemos a Carmem Lucia associamos a figura do Vampiro brasileiro, personagem de Chico Anísio.Mas a fala do presidente vem como chefe fuher alemão. E nisto que cabe a minha formulação ideológica, de fascismo.

O fascismo que tens a sua origem no termo latino fasci(feixe) e na Roma antigo representava um símbolo a princípio de autoridade dos magistrados romanos. Definir como fenômeno histórico, significa tentar compreender o que ele aceita ou rejeita. Por exemplo ele rejeita em si a sociedade liberal do seculo XIX, organizada pelos filósofos da luzes alicerçada no racionalismo. Sabemos que o presidente golpista não tens essa mania porém há outros candidatos e autores políticos, que encaram esse jeito. A democracia é entendida como incapaz de resguardar os reais interesses da pátria. Portanto aí sim vejo o retrato do vampiro, precisamente quando ele afirma que está tomando medidas populares. E que na verdade ele está mentindo, pois medidas populares significa do povo, nascida com as sugestões populares. e não com a arrogância do chefe de Estado nacional civicamente exageradamente, só que ao invés de ser um Hitler frente a mutidão, ele fala no espelho sem ver a sua imagem. É vampiro. 

No fascismo temos a rejeição ao individualismo, pois neste sistema o ser humano só adquire valor quando fala nos chamados interesses reais da Pátria, mas isto segundo ao chefe  do poder. Já o liberalismo é parte da degenerescência e enfraquecimento do princípio maior que é o grupo. E este tem o direito de enquadrar a força se necessário for. Há candidato falando isto no cotidiano. Mas o neo-liberalismo é usado conforme o mercado, que precisa de todos os seres como consumidores e trabalhadores ainda. daí o processo não discriminatório e as conferências de promoção de igualdade. Não pra resolver nada mas pra controlar as massas. Assim como o racionalismo e o intelectualismo é algo nocivo, desagregador e na media que impede ou limita a ação do Estado. E no que esse povo acredita e incentiva.

Eles acreditam  no nacionalismo exagerado, vi isto nas manifestações dos coxinhas, de verde e amarelo, com o culto a nação, mas não temos uma nação e sim uma diversidade, daí o ataque racista, muito em voga no Brasil, a ideia de matar indígenas e negros assim como mulheres e para tanto vemos em chacinas, balas dos poderes de segurança do Estado, roubadas ou não fazendo vítimas. Outro dia mataram Marielle Franco e seu motorista,.Anderson Pedro Gomes. Outro dia teve chacina e em São Paulo o lote das balas eram a mesma que sumiu das forças armadas, recentemente vimos tiros no acampamento de resistentes em Curitiba, as balas novamente de um lote das forças de segurança. Vemos que o fascismo vê como inimigo, trabalhistas, trabalhadores, socialistas, comunistas, fala em restaurar o militarismo e ter a submissão de todos ao Estado, na uniformidade no unipartidarismo. É muito estranho que as balas das forças de Segurança estivesse com bandidos. A não ser que está realmente virando uma bagunças os setores de segurança. Mas constitucionalmente os chefes dos executivos como é o caso dos Governos Estaduais é o governador que tens a segurança uma de suas pastas, assim como o chefe do Exército, aeronáutica e Marinha é o Presidente da República, E isto é constitucional. Caso contrário há um desarranjo que precisa ser explicado a população.

No fascismo o homem ideal é moldado segundo a visão do chefe do Estado, e precisa ser viril, insensível em relação aos fracos, porta-voz da vontade nacional "eticamente " puro, institívo primário, corajoso, solidário, obediente hierarquizado enquadrado e capaz de executar, sem discutir, qualquer ordem emanada de seus superiores e sobretudo do líder.

No Brasil temos  alguns destes valores sendo posta em pratica. costuma dizer que o fascismo nasce para defender o capitalismo das ameaças do socialismo. Mas surgiu mesmo para resolver as contradições do próprio sistema capitalista cujo o principal objeto é a busca do lucro que estaria ameaçado, já que na crise econômica cai o lucro. Pois nisto é que mostra a necessidade de acabar com as concessões feitas aos trabalhadores, por fins as agitações destes operariados e camponeses e recuperar a ordem social perdida com a crise. 

E essa lógica não é aquela que é vista com bons  olhos para a classe trabalhadora consciente. Mas assim temos que manter grupos de pessoas instruídas, para ajudar  as massas se organizar e a lutar contra esses vampiros sugadores dos sangues dos trabalhadores. Os sugadores não olhava nos espelhos segundo a tradição dos quadrinhos e dos cinemas de terror, do vampirismo. Porém se olha não enxerga as imagens. E por isto no discurso de que a medidas populares, não falando com ninguém já que o índice de aprovação do presidente é baixíssimo dizemos o que vemos é a fala do vampirismo brasileiro. Ah, quanto a Triplex, o Poder Judiciário precisa saber quem está com a razão a Juíza Lucia Correa Torres de Oliveira, que vê o Triplex como da OAS, e daí não há motivo para Lula ficar preso, ou o problema é o Juíz Sergio Moro, que fez todo um jogo com testemunha falsa, com construção feita ou reforma que na verdade é uma mentira, com uma nota fiscal falsa. Ou seja nisto quem está certo? Ou melhor o Judiciário é falso? ou faz parte do golpe? É o Judiciário precisa recorrer ao que? A ética e ao respeito ao bom senso. Enquanto os petistas e a esquerda grita por Lula-Livre.



Manoel Messias Pereira

cronista, poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
São José do Rio Preto-SP. Brasil










Comentários