Baruch Espinosa
Filósofo neerlandês
1. Uma Vida Cheia de Tribulações
Baruch de Espinosa (ou Spinoza) era de descendência judáica. Sua famlía foi obrigada a buscar refúgio na Holanda, fugindo das perseguições da "Santa" Inquisição Portuguesa. É interessante notar que a perseguição da Igreja Católica à Espinosa durou bastante tempo, pois seus livros, curiosamente, estiveram no infame Index de obras proibidas ou não aconselhadas pelo clero até há bem pouco tempo atrás, em nossos dias (se é que ainda não estão). Se nos lembrarmos que o grande teólogo brasileiro e um dos pais da rica e importantíssima Teologia da Libertação, Leonardo Boff, sofreu praticamente da mesma injução, sendo ele, há época, frade católico, há bem poucos anos, podemos avaliar se a tal Inquisição realmente deixou de existir nos dias atuais... Ou continua de uma forma mais velada mas não menos traiçoeira em uma microfísica de poder com outro nome qualquer...
Espinosa morreu em 1677, aos 44 anos, vítima da tuberculose, mas sempre fiel ao ideal de vida que cultivou por toda a vida.
2. Sua Obra
Espinosa, em contrates com outros filósofos, escreveu razoavelmente poucas obras. Um de seus primeiro trabalhos escritos foi O Breve Tratado sobre Deus, o Homem e a Sua Felicidade, de cunho eminentemente ético, mas que permaneceu incógnito até sua publicação no século passado. Escreveu posteriormente, O Tratado sobre a Emenda do Intelecto, em 1661, no mesmo ano que inicia a sua obra-prima, a Ethica, que só veio a ser publicada postumamente. Publicou uma exposição dos Princípios de Filosofia de Descartes junto com Pensamentos Metafísicos. O Tratado Teológico-Político, porém, foi publicado anonimante (Espinosa sabia que ele iria causar uma grande reação contrária, como de fato houve).
Em 21 de fevereiro de 1677 - Faleceu Baruch de Espinosa, filósofo neerlandês nascido em 1632.
Em 21 de fevereiro de 1848 - Lançamento do Manifesto Comunista de Karl Marx e Freidrich Engels.
Em 21 de fevereiro de 1895 - Alfred Dreyfuz, oficial francês acusado injustamente de traição deportado para a Ilha do Diabo.
Em 21 de fevereiro de 1916 - durante a Primeira Guerra, na França começa a Batalha Verdun
Robert Mugabe
Em 21 de fevereiro de 1924 - Nasceu Robert Mugabe, potanto hoje completa 90 anos . Atual presidente de Zimbabwe.
Nina Simone
Em 21 de fevereiro de 1933 - nasceu Nina Simone cantora e compositora norte americana, que faleceu em 2003, portanto aos 70 anos de idade.
Em 21 de fevereiro de 1934 - falece Augusto Cesar Sandino, líder politico revolucionário nicaraguense.
Em 21 de fevererio de 1944 - nasce Manoel Lisboa, Membro do partido Comunista brasileiro, que teve início na sua militância na UJC, foi co-fundador do partido comunista Revolucionario, preso em São Paulo pelo DOI CODI, foi torturado teve dedos arrancados, os testículos e o pênis mutilado e foi assassinado pelo Estado brasileiro, no seu serviço de segurança Nacional morto em 16/08/1973
Força Expedicionaria Brasileira - FEB em Monte Castelo
Em 21 de fevereiro de 1945 - A Força Expedicionária Brasileira - FEB tomou o Monte Castelo na Itália.
Cesar Lattes
físico brasileiro
Em 21 de fevereiro de 1948 - César Lattes, físico brasileiro do Estado do Paraná, isola o méson, nova partícula do Átomo.
Em 21 de fevereiro de 1960 - Fidel Castro nacionaliza todas as empresas em Cuba.
Malcom X
Em 21 de fevereiro de 1965 - Faleceu em Nova Iorque, vítima de assassinato com 16 tiros de revólver calibre 38 e 45, Al Hajj Malik Al Shabazz conhecido como Malcon X, um dos maiores defensores dos Direitos dos Negros nos Estados Unidos. Fundador da Organização para a Unidade Afro-Americana de inspiração socialista.
Em 21 de fevereiro de 1976 - Portugal reconhece a Independência de Angola.
Wish Bone
Em 21 de fevereiro de 1977 - Nasceu o rapper norte-americano Wish Bone
Em 21 de fevereiro de 1979 - Nasce Tituss Burgess cantor estadunidense
Corbin Bleu
Em 21 de fevereiro de 1989 - Nasceu Corbin Bleu, cantor e ator norte americano
Mãe Beata de Yemnajá.
Em 21 de fevereiro de 2011 - Lançamento do ponto de Cultura Mulheres Negras na história, durante a realização do I Encontro Estadual de Mulheres de Axé do Rio de Janeiro, no Auditório do Arco Rio Palace Hotel. O evento contou com a apresentação de proposta seguido de apresentações culturais, como o teatro realizado por mãe Beata de Yemanjá, mulher negra ialorixá e escritora do livro "história e caroço de Dendê".
Comentários
Postar um comentário