Fatos Históricos do dia 17 de fevereiro - Celebrações Reflexivas

Fatos Históricos importantes do dia 17 de fevereiro


Em 17 de fevereiro de 1854 - O Decreto n.1331, estabelecia que nas escolas públicas do Brasil não seriam admitidos escravos, vale informar que pela constituição da época era proibido negros de estudar. E a previsão de estudos adultos dependia da disponibilidade dos professores. E o Decreto n.7031 de setembro de 1871 ainda estabelecia que negro só poderia estudar no período noturno.
Adolphe Thiers


Em 17 de fevereiro de 1871 - Durante a Comuna de Paris, reunidos em Bordéus sudoeste da França em Assembléia elege-se Adolphe Thiers (ex-ministro do rei Luis Felipe durante a monarquia de julho) chefe do poder executivo da República Francesa. E enquanto não foi tomada uma decisão relativa as instituições da França. No final de fevereiro  Thiers apresenta o projeto limiar do Tratado de Paz e entrega Alsácia e Lorena à Alemanha.
Em 17 de fevereiro de 1922 - Encerrou-se a Semana de arte de 1922
Em 17 de fevereiro de 1922 - O governador de São Paulo Washington Luiz apoia o Movimento de Arte de 1922.

~Em 17 de fevereiro de 1941 o frade franciscano polonês maximiliano Maria Kolbe é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus.



Em 17 de fevereiro de 1945 - Em Londres, Conferência Sindical com a participação de mais de 50 países, aprova a criação da Federação Sindical Mundial.
Em 17 de fevereiro de 1947 - nasce Veríssimo Correia Seabra, general chefe do Estado Maior de Guiné-Bissau, falecido em 6 de outubro de 2004.



Em 17 de fevereiro de 1953 nasce Aroldo Alves Sobrinho conhecido no meio artistico como Peninha, cantor, compositor brasileiro nascido em São Paulo.

Antiga colônia britânica, a Gâmbia obteve sua independência em 1965. É um país localizado no continente africano, considerada a menor nação em extensão territorial da África. A Gâmbia faz fronteira com o Senegal, além ser banhada pelo oceano Atlântico.
Em 17 de fevereiro de 1965 - Independência de Gâmbia
Pixinguinha


Em 17 de fevereiro de 1973 - Faleceu o músico brasileiro Pixinguinha, como era conhecido Alfredo da Rocha Viana Filho nasceu em faleceu no Rio de Janeiro, foi  flautista, saxofonista, compositor e arranjador.
Em 17 de fevereiro de 1976 - nasce Kelly Carlson, atriz estado unidense.
Em 17 de fevereiro de 1982 - falece Thelonous Monke - pianista estado unidense
Em 17 de fevereiro de 1983 - O jornal o Correio de Uberlândia publicou uma referencia ao carnaval reconhecendo a participação do prefeito Zaire Rezende numa festa produzida pelos mais pobres ou seja da Comunidade Negra. Assunto citado na tese universitária de Fernanda Santos intitulada "Luta e Tensão Social na Imprensa Uberlandense.

Em 17 de fevereiro de 1986 - Falece Jiddu Krishnmurti , filósofo, escritor e educador indiano.



Em 17  de fevereiro de 1996 - nasce Sasha Pieterse atriz e cantora sul-africana

Darcy Ribeiro



Em 17 de fevereiro de 1997 - Faleceu Darcy Ribeiro escritor e antropólogo brasileiro.

Em 17 de fevereiro de 2010 - O GRES Unidos da Tijuca vence o desfile de carnaval carioca com o enredo "É segredo" do carnavalesco Paulo Barros.
Em 17 de fevereiro de 2016 - O jornal El país mostra um trabalho jornalístico de Maria Sanchez Sanchez, mostra um concurso que premiam fotógrafos que fizeram fotos sobre a maternidade, e entre essas fotos o "Parto na água de Mary Jki Thoe, Onde começa a Paz de Nathalia Walt, Um chamado Musical de Krista Evans, entre dois Mundo de Alexandra Photo, a Irrupção
Em 17 de fevereiro de 2017 - O Supremo Tribunal Federal- STF, reconhece que o preso Andersom Silva que ficou detido por 7 anos em situação degradante no presídido de  Corumbá-MT, deve ser ressarcido em R2.000 reais. Abrindo assim um precedente jurídico que pressiona o governo. A prisão necessita t ter uma condição humana e ter um caráter pedagógico. Porém numa cela de oito pessoas Anderson viveu com 30 pessoas, num ambiente em que não podia deitar-se, em que os presos ficava ao lado de uma latrina, e que tinha de debater-se com baratas e insetos. Isto leva o STF não vê humanidade nos presídios brasileiros pois isto é a normalidade do sistema prisional no Brasil.

Comentários