Fatos Históricos do dia 29 de janeiro - Celebrações Reflexivas


Em 29 de janeiro de 1895 - nasce Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé, jornalista, articulista, brasileiro, militante do Partido comunista Brasileiro - PCB falecido em 27/11/1971.

Jose Martí


Em 29 de janeiro de 1895 - José Marti iniciou a guerra da Independência de Cuba, do jugo espanhol
José do Patrocínio



Em 29 de janeiro de 1905 - Faleceu José do Patrocínio, jornalista, farmacêutico, escritor, orador e ativista político da causa da revolução.Jose do Patrocínio foi considerado o Tigre da Abolição. E foi acusado de ter estimulado a Guarda Negra, que era um grupo de ex-escravizados que agiam com violência nos comícios republicanos.
Em 29 de janeiro de 1922 - Os músicos brasileiros Donga e Pixinguinha, vão para uma temporada musical em Paris-França, sob o protesto da imprensa brasileira e dos insuspeitos intelectuais brasileiros. Pixinguinha era chamado de o carne assada, na qual ele fez uma música com essa denominação, a informação desta viagem aparece no texto de Ricardo Mota. E na foto acima temos Donga Pixinguinha e João da Baiana, foto essa do arquivo de Sérgio Cabral.
Em 29 de janeiro de 1934 - Na colonia portuguesa de Moçambique na África, é criada a censura em todos os jornais. Uma Comissão de Censura criada com três oficiais que passam todos os jornais antes de suas publicações. Foram censurados ainda Associação de Trabalhadores da Beira, assim como outras associação de classe.
Em 29 de janeiro de 1940 - Nasceu a escritora, atriz e cantora norte-americana Katherine Julie Ross
Jerry Adriani


Em 29 de janeiro de 1947 - Nasceu o cantor e compositor brasileiro Jerry Adrinani
Oprah Winfrey


Em 29 de janeiro de 1954 - Nasceu Oprah Winfrey, apresentadora e atriz norte-americana
em 29 de janeiro de 1956 - nasce o músico brasileiro Carlos Rennó, que também é jornalista e letrista de canções.
Em 29 de janeiro de 1960 - O presidente brasileiro  Juscelino Kubistchek recebe o presidente norte-americano Dwight Eisenhower  em Brasilia. Um encontro marcante.
Deputado Romário



Em 29 de janeiro de 1966 - Nasceu Romário de Souza Faria, craque da seleção brasileira, e atualmente Deputado Federal, da Republica Federativa do Brasil.


Em 29 de janeiro de 1972 - Fundado no Espírito Santo, a Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, uma das maiores do estado. Atualmente acumulado cinco título, de 1990, 2002, 2004, 2006 e 2007.

Armando Falcão
Em 29 de janeiro de 1975 - O ministro Armando Falcão, do governo ditatorial brasileiro, descobriu as gráficas do Partido Comunista Brasileiro - PCB. O desmantelamento das duas gráficas encarregadas de imprimir o jornal Oficial do Partido a "Voz Operária". O ministro  Armando Falcão na época chegou a afirmar que a subversão possibilitou a vitória do antigo MDB. Mas classificou o Brasil uma  Ilha de Tranquilidade. Todo o trabalho  do ministro teve o aval do presidente Geisel e do general Silvio Frota.
Em 29 de janeiro de 1985 - nasce Leilah Moreno, como é conhecida artisticamente Leila Coelho Gonçalves,atriz, dançarina e cantora brasileira.

Em 29 de janeiro de 1991 - O Congresso da Somália unificada nomeia Ali Mahdi Mohamed como novo presidente do País.
Gilberto Gil


Em 29 de janeiro de 2005 - O  cantor Gilberto Gil, foi aplaudido pelo discurso em defesa da Software Livre no Fórum Social Mundial  em Porto Alegre.
Em 29 de janeiro de 2015 - O Chile passa a reconhecer pela primeira vez a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
Em 29 de janeiro de 2016 - O professor Carlos Carvalho Cavalheiro lança o livro "O Negro em Porto Feliz", essa obra é uma copilação de 16 artigos publicados no jornal Tribuna das Monções da cidade de Porto Feliz. O professor é formado em história e escreveu esses textos nos anos de 2013 e 2014.
Em 29 de janeiro de 2017 - Fieis da mesquita Dar Al Hijrah na Virgiínia nos Estados Unidos, analisam e protestam contra o impacto do decreto de Donald Trump sob o argumento de combater o terrorismo, passa a ir contra imigrantes, muçulmanos e refugiados, colocando a proibição na entrada de imigrantes dos seguinte s países, da Síria, Irã, Sudão, Líbia, Somália, Iêmem e do Iraque.

Comentários