Fatos Históricos do dia 15 de janeiro - Celebrações Reflexivas.


Fatos Históricos importantes do dia 15 de janeiro

Pierre Proudhon


Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu em Besançon - França, Pierre Proudhon, anarquista francês, intelectual e escritor. Autor de "Qu'est-ce que la proprieté" em que ele faz crítica a propriedade privada. Em 1846 escreveu "sistema de Contradição econômica ou Filosofia da Miséria" onde faz a crítica ao pensamento de Karl Marx. E Marx responde escrevendo a obra "Miséria da Filosofia".

 Em 15 de janeiro de 1834 - O exército liberal conquista Leiria durante a Guerra Civil portuguesa (1828 - 1834).
Em 15 de janeiro de 1917 - Um episódio na cidade pernambucana de Garanhuns , que a partir de uma briga entre duas corrente políticas, houve um massacre de 18 pessoas, chamado o massacre de Garanhuns, em que 5 soldados morreram um transeunte, cinco jagunços e moradores das famílias tradicionais Miranda, Ivo, e Jardins. Entre os quais o deputado estadual Julio Brasileiro morto pelo capitão Francisco Sales Vila Noa no Café Chile na praça Independência no Recife. 



Gamal Abdel Nasser


Em 15 de janeiro de 1918 - Nasceu Gamal Abdel Nasser, presidente do Egito (falecido em 1970).
Rosa de Luxemburgo


Em 15 de janeiro de 1919 - A revolucionária e lider política Rosa de Luxemburgo foi brutalmente assassinada pelas organizações paramilitares, depois de ser sequestrada e torturada, a mando do governo social-democrata.
Karl Liebknecht


Em 15 de janeiro de 1919 - Assassinato de Karl Liebknecht na Alemanha
Martin Luther King


Em 15 de janeiro de 1929 - Nasceu em Atlanta - Georgia Martim Luther King. Tornou - se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América e numa campanha de não violência e amor ao próximo. Era pastor batista e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americano.
Em 15 de janeiro de 1936 - A Frente Popular, foi uma histórica coalizão eleitoral criado pelos partidos de centro esquerda e comunista. Nascendo assim a Coalizão socialista e comunista na Espanha.
Em 15 de janeiro de 1937 - Prisões e apreensões de materiais na Rua Caicó, 98 - Jacarepaguá- RJ, em que muitos estavam reaticulando a Aliança Nacional Libertadora - ANL.
Em 15 de janeiro de 1970 - A região de Biafra é reincorporada à Nigéria.
Muammar Al Gadaffi



Em 15 de janeiro de 1970 - Muammar Al Gadaffi foi proclamado presidente da Líbia.

Em 15 de janeiro de 1971 - nasce Regina King,atriz e diretora estadunidense natural da Califórnia

Em 15 de janeiro de 1975 - Assinado o acordo de Alvor em que Portugal reconhece a Independência de Angola.
Em 15 de janeiro de 1987 - nasce Tsegay kebede, atleta etíope

Tancredo Neves




Em 15 de janeiro de 1985 - O Colégio Eleitoral escolheu o deputado Tancredo Neves que concorreu com Paulo Maluf como novo presidente da República. E no dia 15 de março deveria ser sua posse, mas fica doente antes, falece dia 21 de abril em seu lugar ficou o vice candidato a presidência José Sarney, atual Senador do MDB.
Em 15 de janeiro de 1996 - nasce Dove Cameron, atriz e cantora estadunidense

Em 15 de janeiro de 2006 - Michelle Bachelet foi a primeira mulher presidente do Chile
Em 15 de janeiro de 2009 - falece Said Siyam, ministro do Interior do Hamas no governo de Ismael Hanuya, deputado eleito pela circunscrição de Gaza.
Em 15 de janeiro de 2015 - O jornal El país, informava que o brasileiro Marco Acher Cardoso Moreira seria executado em 17/01/2015. ele que fora preso ao tentar passar com 13 kilos  de cocaína escondido na tubulação de uma Asa Delta. O pedido de clemencia foi negado pelo presidente Joko Widodo.
Em 15 de janeiro de 2016 - Pesquisadores como Melinda PaPherson, Charles Limb e seus colegas de universidade Faculdade de Medicina John Hopkins em Baltimore e da Universidade da Califórnia  em São Francisco pesquisaram 12 pianistas vivos, chegando a conclusão que quando os pianistas improvisam seus instrumentos  com solo de jazz, ativa o módlo cerebral do prazer.


Comentários