fatos Históricos do dia 20 de maio - Celebrações Reflexivas

Fatos Históricos importantes do dia 20 de maio

Independência de Cuba

Em 20 de maio de 1902 - Foi proclamada a Independência de Cuba
Em 20 de maio de 1907 - Encerramento da greve geral de São Paulo, pedreiros e carpinteiros conseguem uma jornada de 8 horas. Os demais categoria conseguiram 9:30h ao invés de 11 horas como era comum no Brasil.

Em 20 de maio de 1913 - Por iniciativa da Confederação Operária Brasileira, aconteceu o Comício e Assembleia de trabalhadores , nas cidades  Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, alem de discussão feita nos Estados, Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, em que foi discutido, as péssimas condições de trabalho no Brasil e a formulação da Lei de expulsão dos estrangeiros.Destas assembleias houve delegados para Portugal, Espanha e Itália, principais fontes de imigração para o Brasil, para narrar de viva voz o que se passava por aqui em relação ao respeito as liberdades democráticas, muito diferente do que o governo apregoava na Europa.
Cher

Em 20 de maio de 1946 - nasceu a cantora, atriz e ativista norte americana Cher, como é conhecida Cherylin Sarkisan. Reconhecida pela difusão da autonomia feminina e a auto reinvenção da indústria do entrentendimento.
atriz Lucélia Santos

Em 20 de maio de 1957 - Nasceu a atriz brasileira Lucélia Santos.
Em 20 de maio de 1971 - Foi assassinado Aluisio Palhano, militante da Vanguarda Popular Revolucioária - VPR, preso pelo CODI/DOI-SP, graças ao trabalho do cabo do Batalhão de Fuzileiro naais José Alselmo, que sempre esteve ao dispor da repressão. Aluisio morreu após receber inúmeras torturas.
Silas de Oliveira

Em 20 de maio de 1972 - Faleceu Silas de Oliveira, numa roda de Samba no Club ASA em Botafogo no Rio de janeiro. Aturava nos movimentos de esquerda e já fizeste muitos sambas para as agremiações do Rio  de Janeiro


Em 20 de maio de 1973 - nasce Elsa Lunghini, cantora e atriz francesa


Em 20 de maio de 1975 - Foi sequestrado e posteriormente assassinado pela repressão no Brasil, Atair Veloso, membro do Comitê Central do PCB.
Cauã Reymond

Em 20 de maio de 1980 - Nasceu o ator e modelo brasileiro Cauã Reymond Marques, natural do Rio de Janeiro, descendentes de indígenas, português, e suiços, morou em Milão Paris e Nova York, onde estudou no Actos Studios com Susan Balson. Foi também estudante de psicologia.

Em 20 de maio de 1996 - Reiniciam, em Luanda as conversações entre delegações militares do governo de Angola e da rebelião, para a abordagem sobretudo do regresso dos generais ao exército  único (FAA)

Em 20 de maio de 1998 - Falece Francisco de Assis Araujo, o indígena Chicão da Tribo Xukuru, líder indígena assassinado em Pesqueira -PE,  por um sujeito que conversou com ele antes de assassinar, suspeito de ser latifundiário ou posseiro as lutas sociais da comunidade indígena.


Pedro Pomar
Em 20 de maio de 2013 - A Câmara Municipais de São Paulo, presta homenagem para o centenário
comunista e membro do PC-do-B, Pedro Pomar.
Foi morto covardemente pela repressão , na famosa chacina da Lapa.
A iniciativa de homenagear  foi do vereador paulistano Orlando Silva.
Em 20 de maio de 2016 - O jornalista brasileiro André Naddeo, que trabalha como voluntário no porto de Pirineu na Grécia, cria o Projeto Drawfugees, no qual as crianças refugiadas expõe seus sentimentos desenhados.
.


Comentários