Fatos Históricos do dia 16 de janeiro - Celebrações Reflexivas

Fatos Históricos importantes do dia 16 de janeiro

Miguel Cervantes
Em 16 de janeiro de 1605 - Foi lançada a primeira edição do livro de Miguel Cervantes Dom Quixote.




Em 16 de janeiro de 1919 - Falece o presidente do Brasil Rodrigues Alves, morto antes de assumir o seu segundo mandato.



Susan Sontag

Em 16 de janeiro de 1933 - Nasceu Susan Sontag , escritora, crítica de artes e ativista norte americana, natural de Nova Iorque, escreveu "Eros and Civilização", "Freud : The Mind of the moralist", e afirmou num texto jornalístico "Guerra do Iraque recordará  pelas fotografias, pelos videos e as torturas cometidas pelos soldados americanos na prisão de Abu Ghroib. (Susan já é falecida).

Sade Adu

Em 16 de janeiro de 1959 - Nasceu a cantora Sade Adu, anglo nigeriana
Em 16 de janeiro de 1969 - 38 deputados cassados e 5 punidos no Brasil pela Ditadura Militar que esteve no poder atendendo aos anseios de Washington.
jornalista Mario Alves

Em 16 de janeiro de 1970 - O jornalista Mario Alves, responsável pelas publicações da editora Novos Rumos e a Voz Operária, militante do Partido Comunista Brasileiro - PCB, foi barbaramente torturado e morto, pelos agentes torturadores do Estado brasileiro.
Miguel Reale Jr.

Em 16 de janeiro de 1975 - Miguel Reale Jr é eleito membro da Academia Brasileira de Letras
Em 16 de janeiro de 1976 - Agentes do DOI CODI, apresentaram-se no trabalho do metalúrgico Manuel Fiel Filho e levaram, no dia seguinte entregaram a família o seu corpo já sem vida, ele tinha apenas 49 anos,  foi torturado, e assassinado pelo Estado brasileiro,  era membro do Partido Comunista Brasileiro -PCB. Mais uma vítima da violência do Estado ditatorial, Civil e Militar que teve início com o Golpe de 1964.
 
 
Sá Reza Pahlev
Em 16 de janeiro de 1979 - Durante a Revolução Iraniana, Xá Reza Pahlev foge do Irã com a sua família para o Egito.
Abdias do Nascimento

Em 16 de janeiro de 1985 - O professor Abdias do Nascimento retorna a Câmara dos deputados, logo após a realização do Colégio Eleitoral. Sua atuação foi em defesa dos direitos civis dos negros brasileiros. Enfocando o racismo e a discriminação racial. Propós o dia 20 de novembro como Feriado Oficial do Brasil, cotas de 20% para as mulheres negras e 20% para os homens negros na seleção de candidatos ao serviço público.

Em 16 de janeiro de 1988 - a rainha do rock Tina Tuner, entra para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma cantora solo na história da música. O show aconteceu no Rio de Janeiro no Estádio do Maracanã.

Em 16 de janeiro de 1988 - nasce Mel Franckowiak, cantora, atriz, apresentadora, modelo e dançarina brasileira.

Em 16 de janeiro de 1991 - Início da Guerra do Golfo Pérsico (Iraque) e a invasão no Kuait, durou 43 dias .
Laurent Dèsiré Kabila

Em 16 de janeiro de 2001 - Laurent Desiré Kabila, presidente da República Democrática do Congo foi assassinado por um de seus guarda-costa.
Ellen Johnson Sirleaf

Em 16 de janeiro de 2006  - Ellen Johnson Sirleaf venceu as eleições presidenciais da Libéria, sendo a primeira mulher a governar o país.
Edileda Salgado do Nascimento

Em 16 de janeiro de 2010 - Aconteceu o Seminário Abolição de Fato, organizado pelo Secretaria do Movimento Negro do PDT num processo de imersão para a formação de liderança. A sr. Edileda Salgado do Nascimento presidente do movimento abriu os trabalhos em Brasília.
Em 16 de janeiro de 2013 - O governador do Rio de Janeiro e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, desejavam derrubar o Museu dosPovos Indígenas e realocarem e para isto propunha a Criação do Centro de Referencia da Cultura Indígena e o Conselho Estadual dos Direitos Indígenas, o que não foram aceitos pelas lideranças da Aldeia Maracanã, que protestaram e o governador acabou respeitando aos indígenas que protestaram.
 

Comentários