Crônica - O Camarada Lênin e aos 93 anos de sua morte - Manoel Messias Pereira

 
O camarada Lênin e os 93anos de sua morte

Quando temos que reportarmo-nos a um personagem histórico como Vladimir Ilitch Ulianov, nos apegamos aos comentários de amigos sobre o personagem, depois alguns escritos e por fim as frases e palavras do próprio ser humano em destaque. E no caso de Lênin, tenho um grande amigo advogado que fez-me em diversas ocasiões perguntou se Lênin gostava de carnaval. E essa pergunta está ligada a um artigo escrito por Arthur Conte, traduzido por Mônica Cristina Corrêa, publicado na história viva em que o autor do artigo escreve que a Krupskaia foi apresentada a Lênin em 1893, em meio a uma festa de carnaval . e foi tomada de admiração pelo revolucionário autor de uma notável "Discussão entre a social-democracia e um populista", inimigo dos hipócritas gentis e irmão de Alexandre Ulianov., que fora enforcado.

O meu filho Thiago sempre diz, há certas particularidades da vida de um homem, que não acrescenta nada. E no caso de Lênin o importante é sua obra. Um ser humano que nasceu em 22 de abril de 1870, sendo o quarto filho entre os seis do casal Ilia Ulianov e Maria Alexandrovna Blank e acabou falecendo em 21 de janeiro de 1924 as 18:30 horas. E é neste período que ele desenvolve todo o arcabouço teórico, capaz de até nos dias atuais, ser imprescindível para a compreensão do sistema capitalista e seus arranjos para reinventar-se sempre, porém sem deixar de a marca da exploração de um ser humano sobre o outro.


No livro de Muniz Bandeira "Lênin vida e obra, ele fala desta morte dizendo que a estrela de Lênin desfalecia. Que em 9 de março de 1923 um ataque a Lênin imobilizou-o completamente para o trabalho. Tirou-lhe a consciência a fala. enquanto que Stalin, Kamenev e Zinoviev governava a república dos Sovietes.


É sempre interessante falar da vida de Vladimir Ilytch Ulianov e o seu primeiro aparecimento na vida política foi em 1883 atacando os narodniki, principalmente K Mikhaillovsky e Nikolai F. Danielson com o folheto "quem são os amigos do povo e como lutam contra os sociais democratas? Ai temos a contribuição teórica de Plekhanov para Lênin. E um documento que reafirmava os princípios fundamentais do socialismo científico, da sociologia e da economia política de Karl Marx. E contra os subjetivistas, os chamados amigos do povo conhecidos por Narodniki. Enquanto que os populistas defendiam a ação direta a propaganda isto é o terror, os marxistas insistiam na necessidade de difundir as ideias da revolução e organizar as massas.


Num segundo momento teve início em 1894, com o processo de diferenciação definitiva e de consolidação da social democracia como tendência e como partido e aí Lênin teve um papel mais decisivo na sua evolução:de 1903 a 1914 na luta contra os mencheviques e de 1914 a 1923, quando adoece afirmando a sua fração como partido independente, promovendo a Insurreição de Outubro, constituindo a terceira Internacional ou Internacional Comunista.


Lênin viu notadamente a luta de classe com a organização burguesa da sociedade russa e a massa do povo como proletário. E desde 1861 quando Alexandre II põe fim ao direito de servidão,observa-se que ocorreu uma pauperização social imensa e o enriquecimento de uma minoria. A solução era a luta propriamente dita, E ele que chegara e passou a participar do Circulo de de estudos de George Plekanov, não mais descansou, passou a combater em várias frentes na luta contra o Narodniki e reafirmando a doutrina de Marx e Engels e ao mesmo tempo lutar contra os inimigos da social-democracia, que acreditava em por a política num produto capitalista aceitável.


No livro de Moniz Bandeira afirma -seque Lênin conhecera Nadzhda Konstantinova Krupskaia que trabalhava como secretária na administração da ferrovia, e ligou-se aos irmão Krassim (leonidas e Hermann, fundando a União de Luta pela emancipação da Classe Operária. e assim Kropskaia transformou-se em sua companheira de todos os dias , em sua auxiliar, ajudando-o a cada minutos . era uma moça de família nobre porém arruinada seu pai era funcionário do Império e defendeu a Polonia contra a política de russificação, foi demitido processado e acabou na extrema pobreza. e isto marcou a personalidade de Kropskaia, sua abnegação passando a fazer parte do grupo de estudos. E assim pode auxiliar Lênin. Casaram-se em 1898.


O que geralmente lembramos é que em 1904, devido à disputa imperialista por território, os russos a na China, o Império Russo entrou em guerra com o Japão. E com o despreparo do exercito e uma frota velha e sem condições o Japão derrota a Rússia. E essa guerra agravou ainda mais as dificuldades econômicas. e por isto no início de janeiro de 1905 após uma serie de greves e protesto. a população saem as ruas manifestando pacificamente. Mas o czar Nicolau II da ordem para o exército atacar e dai gera um grande massacre que ficou conhecido como Domingo Sangrento, e quase ao mesmo tempo houve a Revolta do Encouraçado Potemkin, são episódio que serviu para o balão de ensaio para 1917.


Em fevereiro de 1917 - tivemos a revolução Liberal, num acordo entre kadet e mencheviques, onde foi formado um governo provisório liderado por Alexandre Kerensky, chamada de Revolução dos brancos. em que pediram a redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas, anistia aos presos políticos e permissão para os exilados voltasse ao país e garantia das liberdades fundamentais como direito de expressão e associação. Mas foi um governo que não oferecia uma resposta aos problemas que afligiam os operários e os camponeses. E é preciso lembrar que a Rússia estava na Primeira Guerra devido a questão do Pan eslavismo. E como era uma guerra imperialista isto não servia em nada para a classe trabalhadora.


Em outubro de 1917 tivemos a Revolução vermelha dos bolchevistas, mas vale lembrar que antes de mais nada que Lênin estava exilado e volta em 1917 período em que ele escreve a Tese de abril e o livro "O que fazer", Os bolcheviques contava com o apoio de um bom número de militares e com apoio de parte das forças armadas. Os bolcheviques ocuparam locais estratégicos da cidade de Petrogrado. Diversos políticos entre os quais Kerensky, fugiram outro no entanto foram presos. As medidas dos revolucionários bolchevistas eram a) Um pedido de paz imediata e a Rússia deixa a Primeira Guerra, b) confisco da Propriedade Privada, terras de nobres e da Igreja Ortodoxa foram confiscadas e sem indenização e distribuídos para os camponeses, c) e estatização da economia nacionalizando diversas empresas.


E na sequencia ocorreu uma Guerra Civil entre 1918 e 1919, e a luta foi de bolchevistas que tiveram de enfrentar forças politicas e militares ligada a monarquia czarista e que contaram com apoio de países capitalistas como Japão, França e Inglaterra, que tinham medo das ideias socialista.Temos o cordão de isolamento sanitário para os russos.E o principio da semeadura do pensamento da extrema direita que nasce do medo da proletarização. Os bolchevistas saíram vitoriosos . O partido Social-Democrata Operário, mudou de nome para Partido Comunista. E o grande nome intelectual do momento era Lênin, um advogado de muita luta.


Diante disto entendo porque meu filho diz, o importante é a obra a luta desenvolvida por Lênin e não as particularidades de sua vida, porém a vida pública de Vladimir Ilytch Ulianov, passa a ter uma preocupação em relação a sua vida social familiar passando a ter duas versões para o conhecimento de Lênin e Krupskaia, há ideia de uma noite de carnaval, E há quem descreve do relacionamento de ambos num Circulo de estudos marxistas. Mas o importante é a ternura da existência de ambos, revolucionários e que permitem-nos dialogar numa perspectiva revolucionária, da nossa luta em busca de uma transformação radical da sociedade.


Manoel Messias Pereira
poeta, cronista, historiador

membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
São José do Rio Preto -SP. Brasil
 
 

Comentários